Em
Correio de Azeméis

27 Nov 2024

Visão de futuro

PS

> Bruno Aragão

Escrevia na semana passada sobre o que entendia distinguir-nos do PSD. Dizia então que é o olhar sobre o futuro, para o que temos e queremos fazer, que marca essa grande diferença. O que está feito é a garantia do que somos capazes, mas não pode ser o foco da nossa atenção. A Fábrica do Futuro, o grande projeto para a transformação do polo norte da Universidade de Aveiro, é um exemplo disso. 
Em boa hora o município fixou este polo no concelho. Foi determinante, nessa altura, o papel de Ângelo Azevedo; da mesma que, depois, Ápio Assunção foi importante para o concretizar. Não há qualquer problema em admiti-lo, pelo contrário. A política a preto e branco fica para as colunas aqui ao lado.
Mas a pressão sobre estes polos, mais descentralizados e relativamente reduzidos à dimensão dos grandes campi universitários, é sempre muito grande. Fazê-lo crescer é por isso uma prioridade para nós. Por um lado, porque é fundamental reforçar a capacidade para acolher mais estudantes, mais investigadores, mais projetos de investigação e inovação. Por outro lado, porque é determinante que este crescimento seja instrumento direto para o reforço da competitividade e da capacidade de inovação do tecido empresarial e industrial da região. Para que seja uma resposta à formação de recursos humanos que atenda às necessidades das empresas, que adeque essa formação aos diferentes momentos e contextos económicos, que reforce a marca industrial que é característica do valor acrescentado que aqui se produz. 
É por isto que a formalização da TecFab, a associação entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal e as empresas, particularmente o Grupo Simoldes, pela sua dimensão, é um passo muito relevante que deve merecer a atenção de todos. O investimento em que se irá traduzir, permitirá que, nos próximos anos, o polo que agora tempos, se possa transformar num campus universitário ou, como gosto de o ver, talvez no primeiro campus universitário industrial do país.
  
Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026
Oliveirense somou um ponto em Faro
17/01/2026
Homem de 65 anos ferido em despiste de carro
16/01/2026
Homem cai desamparado após teto ceder
16/01/2026
Sexagenário atropelado em Cesar
16/01/2026
Sporting vence e agudiza crise na Oliveirense
16/01/2026