Visão de futuro

PS Opinião Opinião Política

> Bruno Aragão (PS)

Um dos compromissos de campanha do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas foi o Transporte Flexível. É um transporte que permitirá, dentro dos limites do concelho, garantir soluções de mobilidade. São 12 carrinhas, distribuídas por cada uma das juntas de freguesia, que permitirão a pessoas que, por diferentes motivos, possam ter dificuldades de mobilidade, uma resposta pública de transporte.
Na verdade, a mobilidade é o somatório de muitas medidas que valem pelo seu conjunto. Vistas isoladamente são necessárias, mas ganham quando entendidas agregadamente. Vejamos.
1. A rede viária é fundamental. Quando o principal meio de deslocação é o transporte individual, a rede viária não é só uma necessidade de conforto. É um instrumento diário de trabalho. Por isso é que o investimento que está a ser feito é relevante, mas precisa de ser reforçado. Sobretudo à medida que vamos concluindo as infraestruturas de água e saneamento, podemos dar carácter permanente a muitas requalificações. 
2. A requalificação da linha do Vouga que, depois de anos e de muita persistência, finalmente sentiu avanços. Estarmos na rede ferroviária nacional será fundamental nas décadas que se seguem. 
3. A rede rodoviária de transporte público, gerida pela Área Metropolitana do Porto, que leva centenas de crianças às escolas e que, no último ano, tanto impacto teve. Carece de melhorias, que todos sentimos, mas é uma resposta essencial para centenas de famílias. 
4. As respostas de mobilidade suave, como são as bicicletas ou as trotinetes que agora se encontram nas ruas. Geram dinâmicas localizadas, permitem menos deslocações curtas à custa do automóvel e permitem uma maior utilização do espaço público pelas pessoas. 
O Transporte Flexível é, por isso, mais uma solução neste conjunto. Cada uma destas carrinhas permitirá uma resposta socialmente mais eficiente e, sobretudo, mais atenta. Não é só um compromisso de campanha. É uma forma de olhar para o futuro e para o território que queremos. 


Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
José Barbosa regressa à Oliveirense
27/08/2025
Livre apresenta-se à Assembleia Municipal com as mesmas caras que concorrem à autarquia
27/08/2025
A lista da CDU candidata à Assembleia Municipal de Azeméis
27/08/2025
A lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis
27/08/2025
Lista da Iniciativa Liberal candidata à Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis
26/08/2025
A lista do Chega candidata à Assembleia Municipal liderada por Ema Azevedo
26/08/2025
McDonald’s de Oliveira de Azeméis é inaugurado no dia 2 de setembro
26/08/2025
Faleceu filha do escritor Ferreira de Castro
26/08/2025