Em
Correio de Azeméis

21 Jan 2025

Visão de futuro

PS Opinião

> Bruno Aragão (PS)

Na passada sexta-feira a Assembleia da República aprovou a desagregação da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo. As questões territoriais são sempre emocionais, porque têm a ver com a forma como nos vemos, mais do que com a forma como gerimos. Permitam-me por isso algumas notas, depois de ter acompanhado afincadamente este processo e de ter percorrido algumas uniões de freguesia pelo país, em sessões de esclarecimento.
1. Não é, nem pode ser, o custo dos órgãos autárquicos a questão de discussão. Basta pensar no que se dizia quando foram criadas as uniões de freguesia, relativamente a expressivas poupanças financeiras. Nunca se verificou, porque sempre foi uma falsa questão.
2. Muitas uniões funcionaram e funcionam bem. Sejamos honestos quando reconhecemos que não foi esse o motivo que levou muitas uniões a pedir a desagregação. Muitas vão perder até dimensão orçamental que lhes permita investimentos mínimos. Foi sempre a questão identitária e histórica, legítima, das populações.
3. Continuaremos a ter freguesias em união, que conviverão com freguesias agora desagregadas e freguesias que nunca foram alteradas. Não será isso, não pode ser isso, que fará com que haja melhor poder autárquico, mais investimento público, melhores serviços, numas ou noutras. 
4. Quando em 2017 defendemos como compromisso, reforçado em 2021, o aumento das transferências para as juntas de freguesia, estávamos conscientes da sua importância.
5. Quando priorizamos as redes de água e saneamento, sabíamos que o grande investimento seria nas freguesias. Ou quando nos comprometemos com o transporte flexível, para o qual, aliás, temos agora de comprar uma 13ª carrinha.
A proximidade não se deve garantir nas freguesias por estarem unidas ou desunidas. Faz-se pelas opções políticas de cada um de nós. De reforço das suas condições, das suas estruturas e dos seus projetos. É isso que temos feito. Continua a ser esse o nosso compromisso. 

Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Programa Mercado à Moda Antiga - Domingo, 18 de maio
13/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Sábado, 17 de maio
13/05/2025
Jogos Tradicionais são o grande destaque da XXVI edição do Mercado à Moda Antiga
13/05/2025
Corridas Solidárias em prol do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta
13/05/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
13/05/2025
Columbofilia
13/05/2025
Qual a importância de ter um oliveirense no parlamento?
13/05/2025
Bloco de Esquerda visitou a ESAN
13/05/2025