30 Oct 2025
> Vasco Alves
Escrevo hoje, nesta coluna, pela última vez enquanto Presidente da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis.
Ao longo dos últimos quatro anos tive a honra de liderar esta estrutura. Certamente não fizemos tudo de forma perfeita, mas, olhando para trás, sinto orgulho no percurso trilhado.
Foram vários os momentos e as iniciativas que poderia mencionar ao longo destes quatro anos. Por impossibilidade de espaço para o fazer, vou apenas destacar três deles:
1. Eleições Autárquicas 2025 – Estas eleições caracterizaram-se por um grande envolvimento da JS e dos jovens oliveirenses no projeto do PS. Materializou-se em novos autarcas jovens, em propostas extremamente importantes que serão implementadas, demonstrando, acima de tudo, que há muita esperança para o futuro da nossa política local.
2. Eleição de João Costa para Presidente da Federação de Aveiro da JS – em dezembro de 2023, foi eleito o primeiro oliveirense para a liderança de uma estrutura da JS ou do PS no nosso distrito. Esta eleição significou muito mais do que uma vitória eleitoral, foi o culminar da aposta numa verdadeira escola política de qualidade, que há muitos anos vigora nesta estrutura. Ao longo dos últimos 4 anos um dos meus grandes objetivos foi aprofundar esta escola que a todos nos orgulha.
3. Projeto Caminhada Solidária - Nestes últimos quatro anos afirmámos este projeto, realizando três edições, em Pindelo, Ossela e Fajões. Percorremos o nosso património, apresentamos propostas para esses territórios, promovemos a solidariedade e reforçamos laços. Mostramos que a política se faz no território, do mais urbano ao mais rural, porque é essa simbiose que constrói o nosso grande concelho.
A renovação nas estruturas políticas é tão saudável como necessária. Novas lideranças, novos projetos e novas ideias são a garantia do rejuvenescimento das estruturas.
Termino este percurso com orgulho pelo trabalho realizado e por, na minha opinião, ter sabido sempre colocar os interesses da JS acima de quaisquer outros.
Obrigado!
Vasco Alves, Presidente da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis