Visão de Futuro

PS Opinião Opinião Política

Bruno Aragão, presidente da comissão política concelhia do PS

Na semana passada tomaram posse as últimas freguesias. Neste momento, estando em pleno exercício de funções todos os órgãos autárquicos, podemos dizer que encerramos um longo período eleitoral. O que importa agora é que haja condições efetivas para que todos façam um bom mandato. Algumas notas podemos já tirar:

1. Nas freguesias em que quem ganha teve maioria, tudo tranquilo. O tom dos discursos vai descortinando a postura para o mandato e deixando perceber o estilo de cada um, como é normal.

2. Nas freguesias em que quem ganha não tem maioria, a coisa foi um pouco diferente, mas profundamente clarificadora.

3. Em Cucujães, onde a AD ganhou, mas sem maioria na Assembleia de Freguesia, o PS fez o que é sensato. Sem nenhum forte motivo, quem ganhou deve ter condições de governo. Não temos um discurso e uma prática diferentes. Por isso, a constituição da mesa proposta pela AD mereceu a nossa abstenção, mesmo sem qualquer contacto de quem precisava de garantir maioria. Foi percetível que essa maioria estava garantida pelo Chega, uma opção legítima. Ficou claro quem será o parceiro de diálogo e suporte durante o mandato.

4. Na União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail o PS ganhou, mas sem maioria na Assembleia de Freguesia. Fizemos o que nos competia e abordamos a AD para a constituição da mesa. Quem ganha, não tendo maioria, deve ter essa preocupação. A AD rejeitou a proposta, optando livremente por articular com o Chega. Também aqui é legítimo, ficando clara a opção. Percebemos, entretanto, que apesar disto tudo, quer a AD quer o Chega sentiram necessidade de vir explicar e justificar a articulação de posições. Mas devemos tranquilizá-los. Para nós é totalmente legítima a opção, porque é democrática. Se os partidos entendem que há convergência, parece-me natural. Em política as clarificações só ajudam. Não sendo um casamento ainda, pelo menos a relação entre os dois ficou pública e, sendo assim, não haverá problema de irem ao almoço de família ao Domingo. Quem não gosta de um bom almoço de Domingo?

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Alterações no mercado mundial é o desafio do setor
26/11/2025
Semana de moldes “é uma tradição” da indústria
26/11/2025
Setor dos moldes reforça inovação para manter liderança portuguesa
26/11/2025
“Fábrica do Futuro” será ponto de viragem
26/11/2025
Semana de Moldes 2025 prossegue em Oliveira de Azeméis
26/11/2025
Amigos do Trail OAZ unem corrida, natureza e comunidade
26/11/2025
Macieira de Sarnes reforça tradição
26/11/2025
A Turma da Bola requalificou sede
26/11/2025