Visão de Futuro

PS Opinião Opinião Política

Bruno Aragão, presidente da comissão política concelhia do PS

Na semana passada tomaram posse as últimas freguesias. Neste momento, estando em pleno exercício de funções todos os órgãos autárquicos, podemos dizer que encerramos um longo período eleitoral. O que importa agora é que haja condições efetivas para que todos façam um bom mandato. Algumas notas podemos já tirar:

1. Nas freguesias em que quem ganha teve maioria, tudo tranquilo. O tom dos discursos vai descortinando a postura para o mandato e deixando perceber o estilo de cada um, como é normal.

2. Nas freguesias em que quem ganha não tem maioria, a coisa foi um pouco diferente, mas profundamente clarificadora.

3. Em Cucujães, onde a AD ganhou, mas sem maioria na Assembleia de Freguesia, o PS fez o que é sensato. Sem nenhum forte motivo, quem ganhou deve ter condições de governo. Não temos um discurso e uma prática diferentes. Por isso, a constituição da mesa proposta pela AD mereceu a nossa abstenção, mesmo sem qualquer contacto de quem precisava de garantir maioria. Foi percetível que essa maioria estava garantida pelo Chega, uma opção legítima. Ficou claro quem será o parceiro de diálogo e suporte durante o mandato.

4. Na União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail o PS ganhou, mas sem maioria na Assembleia de Freguesia. Fizemos o que nos competia e abordamos a AD para a constituição da mesa. Quem ganha, não tendo maioria, deve ter essa preocupação. A AD rejeitou a proposta, optando livremente por articular com o Chega. Também aqui é legítimo, ficando clara a opção. Percebemos, entretanto, que apesar disto tudo, quer a AD quer o Chega sentiram necessidade de vir explicar e justificar a articulação de posições. Mas devemos tranquilizá-los. Para nós é totalmente legítima a opção, porque é democrática. Se os partidos entendem que há convergência, parece-me natural. Em política as clarificações só ajudam. Não sendo um casamento ainda, pelo menos a relação entre os dois ficou pública e, sendo assim, não haverá problema de irem ao almoço de família ao Domingo. Quem não gosta de um bom almoço de Domingo?

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Santa Casa abre antigo Lar César Pinho à comunidade com arraial de Santo António
14/06/2026
Cinquenta e dois casais celebram bodas de ouro em Oliveira de Azeméis
14/06/2026
Mundialito Cesaz arranca entre elogios à formação e alertas para o futuro dos torneios
14/06/2026
Pedro Bessa afinal não continua na Oliveirense
14/06/2026
Campo de Férias Verão Verde – Natureza ConVida
12/06/2026
Edu deixa o basquetebol em protesto com a FPB
12/06/2026
Cucujães > Jovens recuperam componente popular das Festas de Santo António da Ínsua
12/06/2026
Instalações do Carregosense foram assaltadas e vandalizadass
11/06/2026