5 Feb 2026
Bruno Aragão *
Opinião Política > PS
Sempre entendi que, no exercício de cargos públicos, a seriedade é uma condição ética fundamental. É fácil aceitar esta ideia. Tão fácil que permite abraçar discursos populistas sobre o assunto, quase sempre inflamados e aos gritos. Há, porém, para mim, uma condição de exercício ou, por outras palavras, uma condição que lhe é necessária, igualmente fundamental: a sobriedade.
Com o advento e a generalização das redes sociais e das notícias 24h, a sobriedade deixou de estar na moda e, reconheço-o, não gera muito mediatismo e dificilmente se torna viral. Quando tudo corre bem, nada disto é um problema. Perante a tragédia que se vive na região de Leiria, cujos efeitos as pessoas sentirão na pele por muitos meses, talvez esta tenha sido uma lição lateral que aquelas pessoas nos recordaram.
Muitos políticos com responsabilidade confundem proximidade com presença, como se aparecer fosse sinónimo de mais preocupação ou melhor trabalho. Confundem visibilidade com importância, como se fosse sinónimo de consequência no que fazemos. Confundem palavras de conforto com o conforto das palavras, como se apenas falar significasse dizer alguma coisa. A indignação das pessoas com o aproveitamento político de que alguns governantes e um candidato presidencial fizeram desta tragédia, é uma lição para todos. Os líderes fazem-se nas situações difíceis. Quando sentimos necessidade de que o Estado, pela força do coletivo, encontre soluções de que, individualmente, nunca seremos capazes. Nesses momentos precisamos de gente sóbria, que não perca o foco do essencial e que perceba a mais óbvia das condições para se ser político. O que tem valor é o cargo que ocupamos e o que podemos fazer com ele para ajudar os outros. Fora isso, cada um de nós, não tem importância nem valor particular.
Toda a nossa solidariedade com as pessoas da região de Leiria. Precisam do nosso apoio e do nosso apoio sóbrio. E talvez a política precise de algum cinzentismo, para que ninguém se esqueça do que importa.
* Presidente da Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista