12 Feb 2026
Bruno Aragão*
Opinião Política > Bruno Aragão
Não há juízos coletivos sobre comportamentos individuais. Quando cada um de nós risca a cruz no boletim, vota pela leitura que faz da sua vida, dos seus valores e da sua relação com outros. Nenhum de nós, nesse momento silencioso e individual, transporta as teorias, as análises, as conjeturas ou as previsões que tantos comentadores, cansativamente, fazem todos os dias, em nome de todos.
Recordei por isso ontem a expressão que um dia li de Paulo Freire, um dos maiores pedagogos do mundo, entretanto já falecido, que com a sua teoria inspirou muitas gerações de filósofos. É dele o famoso livro A Psicologia do Oprimido. Escrevia Paulo Freire que “quem não escuta o outro não tem o direito de falar por ele”. Foi o que senti na noite eleitoral ao ver políticos e comentadores, que ainda há meses vaticinavam resultados muito diferentes, fazerem análises como se não tivessem falhado redondamente. A maioria passou meses a falar em nome dos outros, de um coletivo que dificilmente escutam e que mal conhecem. A maioria confundiu a sua análise e as suas opiniões, com o que cada eleitor pensa ou votará. Quase nenhum se retratou ontem e não ouvi ninguém a dizer: estava errado.
António José Seguro ganhou as eleições presidenciais esmagadoramente, contra todas as previsões. Na sua sábia reflexão, nenhum de nós, nenhum eleitor, pensou nas horas de comentário que diziam que pensamos isto ou vamos votar aquilo. Este resultado mostra-o.
Importa também por isso que, quem apoiou António José Seguro, e o próprio António Seguro, não esqueçam que não há uma só razão para se votar em alguém. Há muitas. E nem todas são tão simpáticas connosco.
É esta consciência que nos faz manter os pés sobre a terra, não perder o foco do que realmente importa, e perceber que expectativas altas obrigam a mais e mais trabalho e compromisso. É isso que faremos com um presidente que disse ontem que vem para ser exigente. Seremos também exigentes com o que agora é o Presidente de todos.
* Presidente da Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista