Em
Correio de Azeméis

20 Mar 2025

Visão de futuro (PS)

PS Opinião Política

> Bruno Aragão

Acredito que há um esforço que teremos todos que fazer, nos próximos tempos, para que o debate público tenha qualidade e o mínimo de elegância e decência. Mesmo que seja difícil, o que importa é discutir o concelho, concordando ou discordando das propostas, e os resultados que vamos obtendo.
Permitam-me por isso que hoje fale de um importante resultado, pelo qual esperávamos há anos: a certificação do Pão de Ul. Na semana passada, finalmente, foi publicada no Diário da República a Indicação Geográfica do Pão e das Padas de Ul. Significa que, como acontece com os ovos moles de Aveiro por exemplo, a produção, transformação ou a elaboração do produto se desenvolva em Ul e nas áreas limítrofes. É uma proteção ao nome de um produto que tem uma origem geográfica específica, da qual depende a sua forma de produção, a sua autenticidade e a sua fama. 
Esta indicação geográfica é sobretudo importante para a preservação desta forma de fazer pão, que é nossa, que nos distingue e nos dá identidade. E a identidade de um território é isto mesmo, esta marca distintiva que nos faz ser de uma forma e não de outra, que conta parte da história dos nossos rios e da abundância de água, das levadas, dos moinhos, da moagem e dos moleiros, das padas e das padeiras. 
O reconhecimento que agora se faz ao Pão de Ul, protegendo-o, ajudará certamente ao processo de recuperação de mais moinhos, à valorização do Parque Molinológico, à recuperação de histórias e tradições e, esperamos todos, a mais produção e consumo deste tipo de pão. Têm, neste processo todo, um grande mérito, a Associação de Produtores de Pão de Ul e a Câmara Municipal.
Há coisas, no entanto, que não mudam com esta certificação e ainda bem. Estar ao pé do forno, a uma qualquer hora da noite, ver sair o pão quente e, não o consigo dizer de outra maneira, comer uma pada inteira cheia de manteiga a derreter, é tão único como explicar a alguém que não seja de cá, o que é uma pada! É maravilhoso.  

Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Óscar Oliveira apela à participação e pede revisão da lei perante “erro” nos boletins de voto
18/01/2026