> Bruno Aragão
Em 2018, pouco depois de termos iniciado o primeiro mandato, surgiu a possibilidade de adquirir a Garagem Justino. O seu edifício icónico, na Avenida António José de Almeida, junto ao então Cineteatro Caracas, sempre foi uma das grandes marcas de arquitetura industrial.
Da ponderação que fizemos na altura, decidimos pela sua aquisição, com o intuito de a transformar numa oficina de artes. Era uma oportunidade única e, na verdade, há anos que o município não tinha qualquer arrojo para uma coisa destas. E aqui residem alguns pontos que importa salientar:
1. As oportunidades só existem quando temos liberdade de decisão. No passado, por má gestão financeira, perdemos várias dessas oportunidades e hipotecamos outras, basta pensar nos estaleiros municipais, sobre os quais escrevi ainda há pouco. O rigor de gestão de que tanto falamos tem nestas coisas uma das faces mais visíveis.
2. Tínhamos a forte preocupação de que uma aquisição deste tipo, mesmo sendo muito racional, não pesasse sobre os outros compromissos nem o seu pagamento se arrastasse anos. O certo é que neste momento está o edifício pago e é um bem patrimonial de todos nós.
3. Não queríamos também adquirir um espaço sem objetivo. Trazíamos bem vincado o exemplo da antiga Mercantil que, sem qualquer projeto de requalificação, se tinha degradado durante anos até sobrar apenas a fachada. Isso pressupunha avançar com o projeto. Entre a pandemia, concursos desertos, necessidade de revisão do projeto, demorou mais do que queríamos, devemos admiti-lo. Mas ele aí está, com obra em execução, irreversivelmente.
Olhando para trás, tínhamos nessa zona o Caracas por requalificar e a Garagem Justino como mais um edifício devoluto. Éramos talvez o único concelho da região sem nenhuma resposta cultural. Hoje, o TEMA é um inegável sucesso e a Garagem Justino será uma das mais extraordinárias Oficinas de Artes e, naquela parte da cidade, começamos a ter um verdadeiro quarteirão cultural. O futuro entusiasma-nos.
Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista