Visão de futuro (PS)

PS Opinião Política

> Bruno Aragão

Sabemos que a cultura é uma das grandes forças dinamizadoras dos territórios. Quando olhamos para o conjunto dos municípios, é fácil compreender que, aqueles que se tornaram mais reconhecidos e atrativos, têm fortes políticas culturais. E isso acontece independentemente do tamanho do seu território, do número de habitantes, da sua centralidade ou mesmo do seu património histórico. Tudo isso ajuda, naturalmente, mas não é determinante.
Pensemos nos exemplos de Vila Nova de Cerveira, bem na fronteira com a Galiza, que tem uma das bienais de artes mais concorridas do país. Ou no Fólio, o Festival Literário Internacional de Óbidos, que alimenta livrarias o ano inteiro. Ambos resultam de investimentos de anos e de muita persistência para se tornarem referências. Por cá, não é muito diferente. Basta rever, por exemplo, uma das nossas maiores marcas, o Mercado à Moda Antiga (MMA). Todos os anos atrai mais pessoas. É essa persistência que é fundamental, seja no MMA, seja nas novas apostas que precisam, para se consolidarem, de se tornar, por assim dizer, velhas. 
Não deixou de ser curiosa, por isso, uma das últimas crónicas do candidato à Câmara pelo PSD. Dizia que, excetuando o MMA e a Noite Branca, não há nada de relevante culturalmente. Depreende-se que nos últimos oito anos não tenha andado por cá e que, por isso, tenha ainda a imagem do que existia até 2017, quando teve relevantes funções executivas. Se assim for, estamos de acordo, era pouco.
Temos de o convidar a conhecer o plano para a valorização de Ferreira de Castro e o investimento no núcleo de Ossela, ou a participar no 37.20, ou no Festival Confrádico. Ou talvez a conhecer o Parque Natal, daqui a uns meses, um evento com enorme potencial, se assim persistirmos. Ou frequentar mais o TEMA, para não apoucar as salas cheias.
Dei apenas alguns exemplos, mas a discussão merece profundidade. É o que esperamos conseguir na campanha para as próximas eleições autárquicas. Continuar a debater muito do que ainda queremos fazer. 

Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026