Visão de futuro (PS)

PS

> Bruno Aragão

Na última crónica falei um pouco da importância da cultura, aproveitando para responder a uma das colunas aqui ao lado que, por manifesto desconhecimento, reduziu o programa cultural em Oliveira de Azeméis a praticamente nada, ou a muito pouco. Nem de propósito, entre essa crónica e a desta semana decorreu o Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis.
Naquela tarde de 10 de junho, na Casa da Gastronomia em Cesar, mais um espaço requalificado numa freguesia, assistimos a uma interpretação verdadeiramente única. 350 músicos em palco, de todas as bandas, interpretaram a Sinfonia n.º 3 “Dos Lusíadas” e deram música ao poema de Camões, declamado, em simultâneo pelo Ricardo Carriço.
Não sou, para quem vai lendo estas crónicas, de expressões muito fortes ou contundentes, anunciando, como hoje se faz amiúde, “mais um acontecimento histórico” ou “a proximidade do fim do mundo”. Mas é preciso que tenhamos noção do que ali aconteceu.
Aquela interpretação, por aquele conjunto de músicos e por aquele maestro, podia ter acontecido em qualquer grande casa de espetáculos de qualquer parte do mundo. Por momentos, e ao ritmo dos vários andamentos, fomos o centro do mundo. 
Podia ali estar qualquer pessoa, de qualquer origem ou proveniência e perceber que aquela interpretação, naquele encontro de bandas, não celebra apenas uma estreita relação de amizade entre seis históricas coletividades. Celebra uma extraordinária qualidade musical e é a prova de que somos e podemos ser, a grande capital da filarmonia. Não apenas porque temos seis bandas históricas, uma delas a mais antiga do país, mas porque a filarmonia é uma identidade nossa e forma de sentirmos o mundo. E nessa identidade, mostramos muita da criatividade, sensibilidade, capacidade de inovação, organização, e, sobretudo, distinção. Isto distingue-nos.
Naquele concerto, senti-o, encontrou-se a história do que fomos e o futuro que podemos ser, para nos tornarmos, reconhecidamente em todo o lado, a capital da filarmonia. 

Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Universidade Sénior presta homenagem emotiva ao professor João Silva
4/12/2025
Fogo destrói por completo habitação em Ossela
4/12/2025
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025