6 Nov 2023
Teatro municipal foi aberto ao público para visitas guiadas
Decorreu no passado dia 28 de outubro, a primeira visita encenada ao novo Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis (TeMA, ex-Cineteatro Caracas). Esta primeira visita a este renovado espaço, contou com a presença de membros do executivo municipal, membros da oposição e alguns convidados. A primeira visita ao público aconteceu durante a tarde.
O objetivo destas visitas encenadas é proporcionar a experiência de o público visitar e conhecer locais do teatro que de outra forma não teriam oportunidade de visitar. No futuro a ideia é “manter algumas destas visitas guiadas, de forma a que as pessoas tenham a oportunidade de perceber a grandiosidade deste equipamento e tudo aquilo que ele representa”, afirmou Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Em declarações à Azeméis TV/FM, afirmou ainda que “é o momento de recuperarmos o tempo em que a casa esteve indisponível para servir a cultura oliveirense. Vamos recuperar esse tempo através de uma programação cultural ambiciosa, com um conjunto de respostas que esta casa finalmente tem condições para dar.”
Este novo espaço, que vai ser inaugurado a 11 de novembro é, para Joaquim Jorge, “uma casa de emoções, uma casa onde se vertem lágrimas, onde se dão grandes gargalhadas e é isso que queremos que a casa continue a fazer no futuro”, acrescentando que o município pretende “fazer a transição entre o papel que o Cine-teatro Caracas desempenhou na cultura oliveirense, que foi muitíssimo importante, e o papel que esta casa da cultura renovada vai desempenhar no presente e no futuro.”
A programação desta renovada casa da cultura foi recentemente anunciada pelo município, contando com a presença no concerto inaugural do cantor António Azambujo, no dia 11 de novembro, estando ainda agendada a presença de outros espetáculos, como Lar Doce Lar, com Maria Rueff e Joaquim Monchique, no dia 18 de novembro.
À Azeméis TV/FM, o presidente da câmara referiu que vão “procurar construir um plano anual de programação cultural”, acrescentando que “os oliveirenses poderão esperar uma programação cultural muito rica, muito diversificada, procurando chegar a todo o tipo de público”.