14 Jul 2025
Automobilismo> Piloto oliveirense foi o vencedor na sua classe
João Rebelo Martins competiu este fim de semana em Zandvoort (Holanda), integrando a caravana do Caterham Motorsport Iberian, com o ágil Caterham 310R, conseguindo a vitória na sua classe, nas três corridas que compunham o programa.
“Adorei ter vindo correr a Zandvoort: um circuito fantástico, com curvas muito rápidas com dois banked, situação que já não vivia desde que corri na Eurospeeday, em 2009. Sabia, desde o início, que a minha guerra seria com os pilotos do troféu francês, apesar de os 1.6 deles serem mais potentes que os do troféu português. Foi um fim de semana em crescendo, muito rápido, com muitas lutas, algumas deles completamente loucas. Adorei e, a quem quiser vir competir, aconselho este troféu”, afirmou o piloto oliveirense.
Na sexta-feira (corrida 1), saindo da pole da classe mas dos últimos lugares da grelha, altamente povoada com os 340R e com os carros do troféu francês, Rebelo Martins foi subindo paulatinamente de posições, com lutas constantes com os gauleses. No final, o resultado não poderia ser melhor, com a vitória na classe 310R e o 35º lugar da geral, provando que o Caterham, com motor 1.6, continua a ser um excelente automóvel de competição. Foi nesta corrida que João Rebelo Martins fez a volta mais rápida do fim de semana, na sua classe, com o tempo de 2:00.969 no rápido circuito holandês.
As duas corridas de sábado foram muito acidentadas, com ambas a terminarem com bandeira vermelha, devido a vários acidentes em pista. Partindo de trás, o piloto não se fez rogado e foi subindo na classificação geral, 10 lugares, sempre em luta direta com os automóveis do troféu francês, mais potentes que os lusos. Além de ter ganho a classe 310R, terminou na 30ª posição da geral.
Na segunda corrida da tarde de sábado, mais uma vez uma batalha contínua com os idos de terras de Astérix, mas o lusitano voltou a impor-se, ganhando a classe e terminando na 27ª posição (corrigida para 30ª, devido à bandeira vermelha).