Voluntariado e Voluntários

Opinião

Ricardo Bastos *

Desafios. Gosto de desafios e normalmente não os costumo recusar ou descartar.
Num ato público com imensa gente boa, fui abordado pelo Director do “Correio de Azeméis”, Eduardo Costa, com um desafio para mim surpreendente. A forma como foi feito, direto e claro, não me deixou grande margem para pensar sequer: “Ricardo, tenho um desafio para ti e sei que não vais recusar:
Escrever para o “Correio de Azeméis” uma vez por mês. Escreves o que quiseres e sobre o que quiseres. Fico à espera da primeira peça. Uma vez por mês”.
Pensei que poderia ser uma ferramenta útil se usada de forma positiva.
Posto isto, eis que pego na caneta e papel - gosto de escrever à mão - e questiono-me acerca do que gostaria de meditar com os Oliveirenses.
Hoje, dia 5 de Dezembro, é o dia Internacional do Voluntário. Aqui está um belo tema de reflexão.
“Os Voluntários não têm mais tempo livre, têm um coração maior” acabei de ouvir numa
rádio. Estas pessoas dão muito mais que tempo; dão o coração, dão alma, dão experiência, dão sabedoria, dão qualidade, dão músculo e inteligência, dão imenso amor num leque infindável de áreas.
Os Voluntários dão-se inteiros às associações, movimentos, catequeses, política, de forma completamente gratuita e altruísta tendo apenas o bem-estar da comunidade em mente.
Todos nós temos características, virtudes, aptidões ou, de uma forma simplista, talentos que podemos e devemos colocar ao serviço do outro. Não existe ninguém que possa dizer que não tem jeito para nada, que não serve para nada. Não existem pessoas assim.
Julgo que a palavra do ano, ou expressão do ano será “Todos... todos... todos”... e é Verdade. Todos sabemos fazer algo que possamos colocar ao serviço dos outros.
Não tenho qualquer receio em dizer que estes Voluntários são Missionários. Têm uma Missão e desempenham-na de forma fiel, abnegada, persistente, quase resiliente. Estes
Missionários são felizes naquilo que dão.
Fica nesta minha primeira reflexão o meu imenso respeito e gratidão pelo que os Voluntários fazem.
Ao mesmo tempo que lanço o desafio de te atreveres a ser feliz com esta matriz. Faz-te Voluntário, procura onde e atreve-te a ser audaz, feliz, realizado e extremamente útil. A tua Comunidade agradece-te sob a forma de um sorriso parvo de satisfação ao deitar.

* Organizador das ‘Corridas Solidárias’

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
X Festec encerrou com atuação do GOTA
9/04/2025
Rotary Club trouxe o fado de Coimbra até São Roque
9/04/2025
Banda de Música de Loureiro apresenta nova época
9/04/2025
“Estou maravilhado com estas pessoas”
9/04/2025
“A ACT está bem de saúde. É um atleta de 44 anos com plena pujança”
9/04/2025
'Banda' Cucujanense celebrou 134 anos
9/04/2025
25 anos da oficina Cuidacar
9/04/2025
Acesma promoveu Festa das Variedades
9/04/2025