23 Nov 2024
No próximo sábado, 30 de novembro, será a última sessão de teatro deste festival, onde o grupo da casa, a ATEC, sobe ao palco com a peça “A Viagem”, um espetáculo baseado na obra poética do escritor oliveirense, Tavares Ribeiro
Festival de teatro da ATEC
Iniciou, no sábado passado, o X FESTEC organizado pela ATEC (Associação de Teatro Experimental do Curval), com a peça “De Dolores a Lola”, interpretada pelo grupo de Teatro ATAL(Teatro Amador de Lanheses). Uma comédia divertida que convidou todos a marcarem presença no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pinheiro da Bemposta.
No próximo fim de semana, dia 30, será a vez do grupo da casa a ATEC entrar em palco com a peça “A Viagem”, um espetáculo baseado na obra poética do escritor oliveirense, Tavares Ribeiro. O local e a hora são os mesmos deste sábado, ou seja, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pinheiro da Bemposta, pelas 21h30. Em declarações à Azeméis TV/FM, Isabel Cardoso, presidente da ATEC, revelou-se muito satisfeita “por chegarmos ao final de 10 anos e vermos este trabalho que foi realizado por nós, é um orgulho aqui estarmos”, disse.
Uma homenagem ao escritor oliveirense Tavares Ribeiro
Conforme já mencionado anteriormente no próximo sábado será a ATEC a responsável por apresentar a sua peça “A Viagem”. Esta é uma adaptação da autoria da presidente da associação pinheirense, Isabel Cardoso, da obra poética do escritor oliveirense Tavares Ribeiro. De acordo com Isabel Cardoso há mais de três anos que a mesma tem trabalho neste espetáculo.
“Ele [Tavares Ribeiro] merece esta nossa homenagem, é um grande amigo da associação de longa data e respeito muito o seu trabalho. Já alguma vezes fizemos a teatralização de algumas poesias, mas pequenos apontamentos. Desta vez decidimos fazer uma homenagem para o surpreender a ele e a todo o público. E o que queremos trazer às pessoas é que seja algo poético e que vejam algo que nunca viram da poesia, trazer a magia da poesia para o palco.”
Isabel Cardoso, presidente da ATEC
“Sinto-me honrado e sinto que vai ser uma coisa fabulosa. Como este espetáculo é dividido por várias obras/livros [da sua autoria], traduz algumas palavras que eu disse, e a Isabel percebeu perfeitamente a profundidade dessas palavras e depois ele voou por horizontes diferentes. E eu estou curioso para ver onde esse voo até onde me vai levar, a coisas que eu nunca pensei.”
Tavares Ribeiro, escritor oliveirense homenageado
“É muito satisfatório, isto é um trabalho conjunto de toda a direção e de todos os elementos amigos desta associação e é um orgulho imenso poder proporcionar isto às pessoas do concelho e patrocinarmos a cultura no nosso concelho.”
Jorge Alves, vice-presidente da ATEC