Em
Correio de Azeméis

4 Sep 2023

XI desfolhada lembrou tradições

Destaques Concelho Ul

Desfolhada do Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’

O passado sábado à noite foi o dia escolhido pelo Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’ para a realização da sua XI Desfolhada à Moda Antiga. Uma tradição antiga que, além do ato da desfolhada, contou com a animação dos cantares típicos da época, o vinho doce e o bolo de canela.

Apesar do medo à chuva, a realização da XI desfolhada reuniu mais uma vez os ulenses à volta do monte de espigas de milho. Com o vinho doce, o bolo de canela e a regueifa a serem distribuídos pelos participantes, a noite aqueceu ainda mais com os cantares perpetuados pelos membros do Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’.
“Este é o reviver de um passado”, referiu António Peixoto, presidente do grupo, em declarações à Azeméis TV/FM. No final da desfolhada todos os presentes reuniram-se em confraternização na sede do grupo, para uma noite de bailarico promovida pelo grupo, acompanhado de muita bebida e comida. 
 

“Os mais novos ficam a saber de onde vem o pão e o milho, é bom para eles ter este conhecimento, é muito bonito e divertido para todas as crianças que estão hoje. Esta é sempre uma grande festa, era assim que acontecia antigamente.”

António Peixoto, presidente do grupo

“O Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’ tem na sua génese aquilo que é o desenvolvimento e a salvaguarda de património etnográfico e cultural, para o que contribuiu no nosso concelho. Esta desfolhada é feita exatamente com este objetivo, de salvaguardar as tradições e passar os ensinamentos às gerações vindouras.”

Francisco Silva, presidente da FAMOA

“É muito bom lembrar estes velhos tempos, faz-me lembrar quando eu era miúda, em casa dos meus avós. Era uma alegria e uma festa muito grande com todos os primos reunidos.”

Odete Carreira, habitante de Ul 

“Tenho muitas saudades sem dúvida, era muito novinha na altura. Acho importante que se continue a manter vivas estas tradições, para não perdermos a nossa identidade.”

Assunção Silva, habitante de Ul 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
63 bombeiros vão receber distinções honorificas
23/05/2024
"Cativar os jovens para darem continuidade ao NAC"
23/05/2024
‘Meeting' lembrou António Pinho
23/05/2024
“É legítimo sonhar este ano”
23/05/2024
UDO Cerciaz Padel com início de segunda volta triunfante
23/05/2024
João Almeida bate recorde na Meia-Maratona
23/05/2024
Cesarense organiza Troféu Carlos do Guerra
23/05/2024
37.20 acontece de 25 de maio a 21 de julho
23/05/2024