Ana Paula Martins, ministra da Saúde, vai estar presente amanhã a inaugurar a nova Unidade de Geriatria no Hospital de S. Miguel

Destaques Concelho

A criação da Unidade de Geriatria permite a melhoria dos cuidados prestados à população idosa, aumentar a formação de cuidadores e aumentar a resposta da ULSEDV para os doentes agudos.

Anunciada em 2023, e noticiado em primeira mão pelo Correio de Azeméis aquando do 128º aniversário do Hospital S. Miguel de Oliveira de Azeméis, a ULS Entre Douro e Vouga criou uma nova Unidade de Geriatria, a primeira do SNS, e será inaugurada amanhã, pelas 15h, com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Constituída por uma equipa multidisciplinar, coordenada por especialistas do Serviço de Medicina Interna com formação e competência em geriatria, que proporcione uma dinâmica de trabalho capaz de oferecer cuidados específicos e organizados ao doente idoso.

Atendendo à multiplicidade de problemas e disfunções que este grupo de doentes apresenta, a colaboração com outras especialidades será de elevada importância, destacando-se: Medicina Física e Reabilitação, Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria, Ortopedia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social.

A criação da Unidade de Geriatria permite a melhoria dos cuidados prestados à população idosa, aumentar a formação de cuidadores e aumentar a resposta da ULSEDV para os doentes agudos.

A nova Unidade de Geriatria possui elevada abrangência, onde se destacam:

 

  • Internamento de 30 camas para doentes geriátricos com patologia aguda ou crónica agudizada, salientado-se uma área de terapia ocupacional e ginásio de fisioterapia;
  • Internamento de 6 camas para orto-geriatria dedicada a população idosa acometida por fratura do colo do fémur;
  • Assegurar atividade assistencial diferenciada e orientada ao doente idoso;
  • Prevenir a perda funcional e o declínio cognitivo que as agudizações e admissão hospitalar originam;
  • Diminuir as agudizações com redução das hospitalizações e recorrência ao Serviço de Urgência;
  • Diminuir a prescrição de fármacos potencialmente inadequados com redução da polifarmácia e consequentes efeitos laterais ou interações medicamentosas;
  • Orientação dos doentes idosos com fratura do colo fémur com redução das intercorrências e complicações médicas;
  • Criar pontes com a comunidade (nomeadamente ERPI e cuidadores) e com a Medicina Geral e Familiar potenciando as boas práticas na população geriátrica;
  • Aproximação do Hospital à comunidade (ACES, ERPI), através de consulta descentralizada e consultoria às entidades de Saúde e Sociais locais;
  • Dar formação aos familiares nos cuidados a ter com o doente.


O doente idoso apresenta uma multiplicidade de problemas e patologias crónicas, necessitando de um acompanhamento contínuo, com vigilância em ambulatório com cuidados programados e orientados, que impeçam as descompensações e disfunções orgânicas conducentes ao internamento.

Esta unidade possui um ambulatório dinâmico e organizado visando uma consulta multidisciplinar de Geriatria, orientada para a observação e vigilância do doente geriátrico proveniente do internamento ou do ambulatório.

A formação de médicos, enfermeiros e familiares/cuidados é um dos pilares para exponenciar os cuidados à população geriatrica.

 

Liga dos Amigos angariou mais de 8 mil euros

A Liga dos Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis chegou ao fim com a sua campanha de angariação de fundos, ‘Dar+Vida’, para ajudar a Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga a equipar o novo Centro Geriátrico do Hospital de Oliveira de Azeméis.

“Angariámos 8.365€, que nos permitiram oferecer um conjunto de materiais didáticos para atividades de reabilitação dos doentes, mobiliário e equipamento para os espaços médicos de suporte ao serviço. Concluímos esta missão, com a entrega ao Centro Geriátrico, de um Ecógrafo portátil, para reforço da capacidade de intervenção aos doentes do Centro Geriátrico do Hospital de Oliveira de Azeméis. Um agradecimento profundo a todos quantos contribuíram para que esta campanha fosse um sucesso, e para que o apoio da Liga à concretização do Centro Geriátrico do Hospital de Oliveira de Azeméis, fosse possível”, referiram em nota enviada ao nosso jornal
 

Partilhar nas redes sociais

Notícias relacionadas

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Programa Mercado à Moda Antiga - Domingo, 18 de maio
13/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Sábado, 17 de maio
13/05/2025
Jogos Tradicionais são o grande destaque da XXVI edição do Mercado à Moda Antiga
13/05/2025
Corridas Solidárias em prol do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta
13/05/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
13/05/2025
Columbofilia
13/05/2025
Qual a importância de ter um oliveirense no parlamento?
13/05/2025
Bloco de Esquerda visitou a ESAN
13/05/2025