27 Nov 2024
Destaques Empresas e Empresários Concelho
Ilídio Pinho, fundador da COLEP, Vale de Cambra
O empreendedor e comendador Ilídio Pinho, natural de Vale de Cambra, foi outra figura ilustre que esteve presente e foi convidado a falar sobre a relevância dos empreendedores da região, "enquanto referência e mais medalhado empreendedor da região", como o apresentou Eduardo Costa, diretor do Correio de Azeméis. Citando o professor e historiador, José Mattoso, “o mais respeitado historiador das origens de Portugal”, conforme apelidou. De acordo com o historiador “o nosso país nasceu nas Terras de Santa Maria”, mencionou Ilídio Pinho.
“Deixou escrito a importância vital de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, S.J. Madeira, Ovar, Arouca e Santa Maria da Feira, na organização de um território que permitiu a criação da empresa cultural, militar e económica, capaz de inventar a pátria Portugal”, prosseguiu Ilídio Pinho, continuando a citar o historiador José Mattoso. Justificando o porquê da sua introdução sobre a história económica da região, o comendador frisou que é tempo “de ligarmos o passado, ao presente, para percebermos porque é que esta região ainda hoje dá lições de bairrismo, empreendedorismo e de patriotismo ao nosso país.”
Dirigindo-se diretamente ao ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, afirmou que este “é um produto desta região e da cultura empresarial que aqui foi fazendo Portugal.”
Sobre o desafio que lhe foi lançado pelo nosso diretor, Eduardo Costa, para ser a voz dos empresários da região, Ilídio Pinho mostrou-se honrado “porque eu iniciei há mais de 70 anos como estudante o meu convívio económico e social com Oliveira de Azeméis e os concelhos vizinhos. Sou por isso testemunha das enormes dificuldades que o empreendedorismo teve para se afirmar nesta região”, concluiu.