29 Jan 2025
Eleições Autárquicas Autárquicas 2025
Deputado municipal pelo BE, Alcino Martins desfiliou-se do partido devido a divergências com os princípios que cada um defende
Depois de ter referido ao Correio de Azeméis que seria o possível candidato à câmara pelo Bloco de Esquerda se o partido apresentasse “as condições que considera ser essenciais”, Alcino Martins desfiliou-se do partido, não indo assim dessa forma ser o candidato à câmara pelo Bloco de Esquerda.
A informação foi avançada pelo deputado municipal, Alcino Martins, em comunicado enviado ao nosso jornal, que publicamos na integra.
“Na qualidade de Deputado Municipal, venho por este meio comunicar que, devido às notícias vinculadas na comunicação social sobre a forma como foi tratado pelo BE a desvinculação de alguns colaboradores, (e depois de receber os esclarecimentos do Secretariado nacional do bloco de esquerda), nomeadamente o contacto telefónico a uma colaboradora em licença de parto, sob a desculpa da “pressão das circunstâncias”, e por considerar que não existem desculpas que desculpem este ato, informo os Oliveirenses do seguinte.
1- Não posso representar um partido que, politicamente defende os direitos das mulheres, nomeadamente, nos seus direitos da gravidez e licenças de maternidade, mas enquanto entidade empregadora não os respeita.
2- Não aceito a desculpa, que foi devido a perda de subvenção do estado por perda de mandatos na Assembleia da República, porque outros partidos também tiveram essa perda e não temos conhecimento de situações idênticas, ou seja, a falta de tratamento digno aos seus colaboradores na extinção dos seus contratos.
3- Os meus princípios e o que defendo, estão acima de qualquer partido, e não são negociáveis.
Posto isto, informo que a partir desta data, e de já ter informado o BE da minha desfiliação às 8:32 da manhã do dia 27 de Janeiro de 2024, passo a deputado municipal não inscrito, continuando a honrar o compromisso que fiz com os Oliveirenses em 2021.
Melhores cumprimentos
Alcino Martins”
BE ainda sem candidato
O partido fica assim sem possível candidato, isto depois do atual presidente da Concelhia do BE, Diogo Barbosa e candidato nas últimas três eleições (2013, 2017 e 2021) pelo partido, ter referido ao Correio de Azeméis que “a grande probabilidade é não ser eu. Internamente fomos tomando a decisão de como fui candidato nos últimos anos, não faria sentido estar sempre a apresentar a mesma candidatura, então estamos a fazer esse processo de reflexão interna de renovação do próprio BE em Oliveira. Estarei obviamente nas listas, mas não serei o cabeça”.