20 Nov 2024
Empresas e Empresários Concelho
João Moura (na foto, segundo a contar da esq.), Secretário de Estado da Agricultura, teve ainda a oportunidade de visitar o laboratório da Proleite, em conjunto com Victor Santos (na foto, primeiro à esq.) , presidente do conselho de administração da cooperativa e restantes membros.
> Visita serviu para “limar arestas das carências” do setor
A Proleite, sediada em Loureiro, recebeu na passada sexta-feira, a visita do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
João Moura, em declarações ao Correio de Azeméis, explicou que o Ministério da Agricultura faz “questão de vir junto de quem trabalha seriamente no ramo da agricultura”, acrescentando que “a Proleite é uma imagem de marca nacional do bem-fazer, de reunir e agregar de uma forma mais musculada aquilo que são os produtores. É também uma estrutura que se preocupa muito com a qualidade dos seus produtos”.
O Secretário de Estado da Agricultura avançou que “um dos temas que esteve em cima da mesa foi a questão da produção do biogás, que tem tudo a ver com as novas transições e exigências climáticas de novas energias e daquilo que é a preocupação ambiental, que esta parte do setor leiteiro tem com o meio ambiente”.
Após a visita ao laboratório da Proleite, João Moura destacou ao Correio de Azeméis, que a cooperativa tem “condições de excelência, com instalações magníficas, técnicos muito capacitados naquilo que são as suas ações, as suas competências e as suas valências”.
Desinteresse por parte dos jovens na agricultura
“Hoje os cursos de Ensino Superior ficaram com as vagas por preencher grande parte nos cursos da área de agronomia. Portanto, há um desinteresse nas explorações agrícolas por parte dos mais jovens e é essa tendência que temos que inverter(…) nós hoje temos programas [de incentivo], por exemplo, atribuir um valor de 50 mil euros a um jovem que se queira instalar pela primeira vez”, referiu o Secretário de Estado da Agricultura ao Correio de Azeméis.