17 Jun 2024
Em edições anteriores do Correio de Azeméis demos conta de algumas queixas de encarregados de educação de crianças que frequentam a EB1 de Lações, reclamando a falta de uma cobertura entre a escola e os contentores.
O vereador Rui Luzes Cabral, em declarações à Azeméis TV/FM, esclareceu que estando prevista a conclusão da obra da EB1 de Lações em dezembro 2024 “vai permitir uma abertura entre as salas antigas e as novas, com passagens cobertas para os espaços e para dar acesso ao recreio. E nessa altura não fará grande sentido a obra com um mês ou dois [desde o início do próximo ano letivo] de estar concluída, introduzirmos no recreio estruturas amovíveis metálicas por causa desse pequeno período.”
Em edições anteriores do Correio de Azeméis demos conta de algumas queixas de encarregados de educação de crianças que frequentam a EB1 de Lações, reclamando a falta de uma cobertura entre a escola e os contentores, que estão em substituição temporária da cantina e das casas de banho, durante o período que decorrem as obras, obrigando os alunos a fazerem a travessia à chuva e ao frio durante os meses de inverno.
Esta mesma cobertura, em resposta a um e-mail dos encarregados de educação à câmara municipal, enviado a dezembro de 2022, terá sido prometida que seria feita. No respetivo e-mail, com a resposta do vereador responsável pelo pelouro da educação, Rui Luzes Cabral, pode-se ler que “está neste momento (em dezembro de 2022) a ser executada uma cobertura para ser colocada entre a escola e os contentores. Com esta estrutura prevemos melhorar as condições.” Apesar disso, a cobertura nunca chegou a ser contruída.
Em novembro de 2023, face às queixas apresentadas pelos encarregados de educação, o Correio de Azeméis contactou o vereador Rui Luzes Cabral e este confirmou “que pais e professores solicitaram uma cobertura provisória para minimizar o impacto das mesmas, pedido que não afastamos liminarmente, mas até ao momento não foi possível assegurar”, acrescentando que “cabe à câmara municipal avaliar o impacto dos pedidos e saber da sua necessidade e possibilidade.”
Agora, estando as obras novamente atrasadas, visto que, a primeira previsão era para o final de 2023 e agora é para o final de 2024, a Azeméis TV/FM voltou a questionar o vereador Rui Luzes Cabral se a câmara equacionaria a colocação da dita cobertura, tendo em conta que, possivelmente, as obras ainda vão decorrer até ao próximo inverno.
Em resposta o vereador esclareceu que com a cobertura não foi colocada “no início da empreitada por razões diversas. Também foi uma questão de orçamentos muito exagerados que nós não considerávamos que eram um valor aceitável para a resposta que tinha. Tentamos minimizar esse impacto juntamente com toda a comunidade que aqui trabalha. Isso, felizmente, foi possível e, portanto, esperemos é que possamos inaugurar a obra antes dos meses de janeiro, fevereiro e março, que são geralmente os meses mais difíceis [de inverno], para não ser necessário essa cobertura”, concluiu à Azeméis TV/FM.