15 Aug 2024
>Edil garantiu que os presidentes da Associação dos Municípios de Terras de Santa Maria vão continuar a lutar pela requalificação
Já há muitos anos que a requalificação da Linha Vale do Vouga é uma ambição dos oliveirenses, bem como dos executivos que vão passando pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Na última reunião de câmara, que decorreu na sala de reuniões do antigo colégio, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, referiu que olha “com alguma preocupação para a questão da Linha Vale do Vouga”.
O edil começou por dizer que “tivemos [os presidentes da Associação dos Municípios de Terras de Santa Maria] uma reunião com o ministro das infraestruturas. Foi uma reunião onde procuramos perceber qual era a posição da tutela em relação a esta matéria, procuramos perceber se havia possibilidades de estabelecer algum compromisso, alguma data para a requalificação da Linha do Vouga. (…) Tivemos oportunidade de falar sobre este investimento de 45 milhões de euros que está a ser levado a cabo, mas o que é um facto é que este investimento não resolve rigorosamente nada do problema que nós temos, que é um problema de frequência, de desadequação dos locais de recolha e descarga de passageiros, de tempo de duração do percurso e, portanto, há aqui um conjunto de questões que têm que ser apuradas.”
No entanto, Joaquim Jorge garantiu que “os presidentes da Associação dos Municípios de Terras de Santa Maria vão continuar a fazer o seu trabalho, vão continuar a exigir uma resposta de mobilidade para esta zona do território. Não vão aceitar que nos digam que não existem recursos financeiros para promover esta requalificação, até porque, estrategicamente, a ferrovia é importantíssima para a comissão europeia, para a Europa, para o país”.
“Somos dos concelhos do país que mais utilizamos a viatura para nos deslocarmos”
“Somos dos concelhos do país que mais utilizamos a viatura para nos deslocarmos, mesmo em pequenos percursos. Porquê? Porque não há respostas a nível de transportes públicos. Vamos continuar a trabalhar para que a Linha Vale do Vouga seja requalificada.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, na última reunião do executivo